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Gestor de Tráfego Pago: O que é e o que faz

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Entenda como um Gestor de Tráfego Pago pode tornar os seus investimentos em marketing digital mais eficientes.

 

O QUE É

Um Gestor de Tráfego Pago é o profissional responsável por estruturar campanhas de anúncios em plataformas como o Google Ads, Facebook e Instagram Ads, Linkedin Ads, Pinterest Ads, Twitter, Taboola etc.

Esta nomenclatura é bem recente e a criação do termo gestor de tráfego pago é atribuída a Pedro Sobral, renomado profissional que gerencia campanhas de alguns dos maiores players do mercado, principalmente de Lançamentos Digitais, como Erico Rocha e Mairo Vergara.

Este termo é usado exclusivamente no Brasil. Em outros países, o termo comumente utilizado é Analista de SEM (Search Engine Marketing) ou Analista de SMM (Social Media Marketing).

É claro que quando comecei em 1997, após o Yahoo ser o precursor dos anúncios de banners rotativos na publicidade online, não usávamos essa nomenclatura para denominar a profissão. Poucos anos mais tarde, após o lançamento do Google Adwords em outubro de 2000, passou a chamar-se Search Engine Marketing Analist (analista de marketing para mecanismos de busca), nome que ainda é usado em todo o mundo.

Até então, também não existia a expressão marketing digital, que era nomeada simplesmente por web marketing.


 

O QUE FAZ

O Search Engine Marketing (marketing para mecanismos de busca), resumidamente, é uma expressão usada há mais de 20 anos para denominar os profissionais que combinam as estratégias de SEO com Links Patrocinados, que são os anúncios baseados em pesquisa nos motores de busca. Ou seja, quando a pessoa faz uma pesquisa no Google com os termos que deseja encontrar, verá o seu anúncios nas posições superiores ou inferiores da página.

O Social Media Marketing (marketing para mídias sociais) é uma variação que surgiu nos últimos anos (cerca de uma década) para indicar um profissional que usa as plataformas de mídias sociais para veicular e gerenciar campanhas de anúncios. Sua estrutura de campanhas é diferente, pois baseia-se no alcance de usuários baseando-se em suas preferências de uso da plataforma, páginas que curte ou acessa, produtos que já comprou através de outros anúncios veiculados etc.

Os princípios do SMM são muito semelhantes (‘talvez’ baseados nela) à Rede de Display do Google.


POR QUE VOCÊ PRECISA CONTRATAR UM GESTOR DE TRÁFEGO



 

Imagine que você crie sozinho(a) uma campanha para vender um produto em seu site no Google Ads e outra para cadastrar usuários através do Instagram Ads, baixando um ebook.

Esses usuários formarão uma base para o seu Email Marketing, que também será usado para levar público ao seu site e realizar compras através de ofertas e uma comunicação de relacionamento mais próxima.

Vamos fazer contas. Digamos que a sua campanha no Google Ads tem CTR (taxa de cliques) de 2,15% e a do Instagram tem CTR de 0,92%.

Um CTR considerado bom ou ótimo por essas plataformas está 3 a 5%. Quanto maior o CTR, mais indica que a qualidade e relevância de seus anúncios é acima da média. Veja as imagens e entenda.


 



 

O CPC (custo por clique) também será influenciado pela qualidade do seu anúncio e por esta qualidade os seus anúncios podem até superar outros anunciantes que dão valores de clique muito maiores que o seu. O mesmo se aplica a campanhas de Conversão, CPA (custo por aquisição), ROAS (retorno com gastos de anúncios), o que impactará positiva ou negativamente o seu ROI total do conjunto de campanhas veiculadas.

O Gestor de Tráfego Pago pode tornar os resultados de suas campanhas mais efetivos e econômicos usando o máximo de recursos profissionais. Ainda que a pessoa use o Gerenciador de Negócios e explore campanhas integradas no Facebook e Instagram, há configurações e recursos importantíssimos que a maioria não utiliza. Isso torna as campanhas menos eficazes.

Então se você quiser ter resultados mais expressivos com o mesmo valor investido, você precisa de um profissional de tráfego pago gerenciando suas campanhas. Isso aumentará o seu ROI (retorno sobre investimento) e tornará a conversão de suas campanhas mais eficaz.


Acesse o atendimento Telegram clicando no botão abaixo ou ligue para 62 99834-7008. Você também pode entrar em contato via Messenger ou Direct do Instagram.


 

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Roberto Pereira
Roberto Pereira
Roberto Pereira é Designer Gráfico desde 1991. Consultor Publicitário e em Marketing Digital, Desenvolvedor Web, Especialista SEO e SEM e Gestor/Analista de Mídias Sociais. Atua desde 1996 no segmento web. É apaixonado em técnicas de SEO e no Wordpress desde 2007. Reside e trabalha (Home Office) na zona rural de Hidrolândia, Goiás, desde 2014. É contemplador da natureza, vegetariano por opção e ávido por conhecimento. :)

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