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Marketing: o aço é rígido, mas é flexível

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O marketing tem processos que exigem disciplina rígida, mas com muita flexibilidade e adaptações em sua metologia.

Todo mundo sabe que o aço é rígido. Certo? Depende.

É notório saber também que o marketing é flexível, que ele não é proposto por métodos engessados ou por essas fórmulas mágicas que surgem como pragas semana a semana na web.

Mas o que tem a ver o marketing com o aço? E por quê o aço ser rígido depende ?Primeiro, o marketing tem processos que são sim, rígidos.

A disciplina com o planejamento começa por ampla pesquisa, análise de dados, relatórios detalhados sobre o faturamento de sua empresa e os lucros obtidos. Faturamento e Lucro não são sinônimos. Ok? Disso todos sabemos.

Faturamento é quanto você alcança em receita, em vendas.Lucro é o resultado, literalmente, do cálculo do seu faturamento deduzidas todas as despesas fixas, variáveis, salários, tributos, investimento em campanhas de marketing e publicidade, ferramentas, etc. É assim que você calcula o ROI (retorno sobre o investimento).

Segundo, o aço é rígido dependendo da temperatura. Ele tem um ponto de fusão de 1370 a 1510º Celsius. A partir daí, ele se torna flexível tanto para compor outras ligas metálicas quanto ser moldado de acordo com as "necessidades do projeto". Entendeu a analogia?

Estou te chamando para essa reflexão porque eu tenho visto uma chuva de baboseiras sendo difundida pela internet, o que me causa profundo asco.

Empreendedores têm sido levados a enganos e até a perderem, falirem seus negócios por conta disso.

Uma das ilusões que tem sido alardeadas é sobre a enxurrada de conteúdo inútil em mídias sociais. Isso não te ajuda em absolutamente NADA. Fazer lives diárias, 50 vídeos e "755" publicações por semana e fezes, fezes tem serventia, pois pelo menos vira adubo.

Toda semana surgem mil novos "filhos da versão brasileira da Fórmula de Lançamento" vomitando essa pichorra de "eu criei um método infalível", "eu vou pegar na sua mão e te conduzir ao sucesso", "com esta jornada 100% online 100% gratuita você vai ficar rico", com conhecimento formado na Terra do Nunca, sofrendo com a síndrome em "especialista de porra nenhuma".

Peço desculpas se está achando meus termos chulos ou deselegantes. É que isso tudo já encheu o saco.

Eu vivo do web marketing desde 1996. Esses golpes sempre existiram e os golpistas aprenderam a mudar as frases para ludibriar as pessoas com menos conhecimento, as que tem preguiça de ler e pesquisar ou as que querem ganhar dinheiro fácil.Ganhar dinheiro fácil, meu caro(a) leitor(a), não existe, nunca existiu, nunca existirá.

Se alguma vez na vida acreditou nesses pseudo-marqueteiros, lamento te decepcionar.O marketing tem sim métodos e nenhum deles foi criado por nenhuma dessas pessoas que fizeram um cursinho online de alguém que fez um cursinho online de outro alguém que fez um curso online sobre como fazer um curso online para vender cursos online. Captou a mensagem?

Eu já fiz muitos ótimos cursos online. Eu já os fazia em 2003 (é, já existiam cursos online nessa época). Então não, essa galerinha não reinventou a roda do marketing. Eles nem sabem o que estão vendendo.

Quanto mais fantástico o processo de enriquecimento prometido pelo "cursinho online", mais para longe dele você deve fugir. Quanto mais ele prometer a mágica do enriquecimento para todos, mais fácil é identificar nele um fracasso total.

O Marketing possui fórmulas mágicas?

Se fosse tão fácil assim enriquecer e se tivesse uma "fórmula mágica não revelada", você acha mesmo que alguém a revelaria? Pura conversa fiada.

E se você chegou aqui, então está pronto(a) para a dica que eu vim te dar.

Dentro de tudo o que aprendi com o design gráfico, a publicidade, o marketing, a psicologia, programação e todos os conhecimentos que adquiri ao longo dos meus mais de 30 anos de profissão (desde 1991), alguns detalhes estão presentes em todas as profissões e para qualquer profissional que queira alcançar o "seu sucesso": PLANEJAMENTO, COERÊNCIA, DEDICAÇÃO,  PROCESSOS E DISCIPLINA.

Há outros aspectos? Claro que sim. Em outra oportunidade os abordarei distintivamente.Eu digo o seu sucesso porque ele só é tangível para você. A medida do que é sucesso para outra pessoa pode não ser o mesmo que é para você.

Por exemplo, investir em mídias sociais funciona? Se você tiver um site para onde direcionar o público, sim.

Se você usar exclusivamente as mídias sociais, a qualquer momento você pode perder o seu negócio. Sua conta pode ser suspensa, banida, invadida, a plataforma pode cair e ficar horas, até dias sem funcionar.Enquanto isso, o seu negócio está totalmente parado.

Pode acontecer com o seu site? Pode. Contudo, a chance é ínfima, desde que você tenha realizado um bom planejamento.

Você consegue "se responder" qual é a diferença entre método e metodologia? Pesquise e avalie a etimologia dessas palavras.

O seu negócio precisa de um conjunto de processos, ferramentas, pessoas qualificadas para cada área e precisa também de planejamento de MARKETING.

Quando você abre a sua empresa, é indispensável ter um plano de negócios. Nele estão contigos todos os seus objetivos, as metas e em quanto tempo deseja alcançá-las, os investimentos necessários para que isso aconteça, o seu plano de marketing deve estar incluso também, assim como o plano de ações, calendário editorial, orçamento publicitário com os valores de investimento em cada uma dessas ações.

Design, impressos institucionais e publicitários, como cartões de visita, banners, fachada, totens, bandeiras, panfletos, folderes, catálogos, contratos, timbrados, envelopes; layouts online para site, blog, mídias sociais; produção e edição de vídeos, fotografia (local, aérea, produtos, serviços etc.)...

ISSO É MARKETING.

O que é essencial no Marketing Digital?

Associado à toda essa parafernália, está a integração com todos os departamentos da empresa, pois tudo dentro dela tem ligação direta com o marketing.

Então quando alguém disser pra você que tem o "mais novo método de marketing digital que vai te levar aos 6, 7, 8, 35 dígitos" fácil, fácil, É MENTIRA.

Ganhar dinheiro exige investimento, dedicação, muito trabalho e TEMPO.Se você tiver muito dinheiro, pode conseguir retorno mais rápido, dependendo do caso. Se não, precisa ser realista, fincar os dois pés no chão e dar um passo de cada vez.

Tem duas coisas que eu detesto veementemente:

1. Mentiras;

2. Mentirosos.

Por exemplo, a Fórmula de Lançamento vendida no Brasil, é um tremendo engodo. A original, sequer fala em mídias sociais. Até porque elas são efêmeras e descartáveis. O seu criador, Jeff Walker, usa além de seu site apenas o seu canal no Youtube onde faz vídeos semanais com cerca de 5 a no máximo 15 minutos.

Seus lançamentos digitais são muito, mas muito superiores aos realizados aqui nas terras tupiniquins. Sabe qual é a base de seus lançamentos?

Duas coisinhas básicas:

1. Seu site

2. Lista de EMAILS (AUDIÊNCIA)

Ah! Você achou que criar audiência era ter um monte de seguidores comprados ou oriundos de sorteios (nunca faça essa cagadas nas suas mídias sociais)? Ó coitado(a)!

Publicidade com esses pseudo-influenciadores online funciona? Para muitos casos, sim. Depende da área.

Qual a estratégia de marketing por trás dessa campanha? Foi alguém que te disse que é bom e você foi na onda? Avaliou o perfil desse "influenciador(a)"? Consegue atender a demanda (caso tenha sido avaliado e seja viável)? Tem a logística necessária, estoque, embalagem, emissão de notas fiscais, consegue produzir em tempo hábil para entregar no prazo prometido, matéria-prima suficiente, etc, etc, etc.?

Está acompanhando o raciocínio?

Entendeu que sem estratégia você pode afundar a imagem do seu negócio por fazer publicidade sem uma estratégia de marketing que permita cobrir todos os setores indispensáveis que devem ser PENSADOS antes?

Meu sábio avô deixou um ensinamento muito pertinente: urgente é o que não foi providenciado a tempo.

Uma campanha urgente deixa claro que ela não foi pensada, raciocinada. A tendência de que ela fracasse é 98% maior do que uma que teve planejamento.

Espero que tenha compreendido a analogia do aço é rígido, mas é flexível.

Tudo depende da perspectiva, do objetivo e... mais uma vez, do planejamento.

O planejamento no estilo "eu tenho tudo dentro da minha cabeça", volta naquela expressão chula que usei antes: isso e fezes, fezes tem serventia, pois pelo menos vira adubo.

Todo plano deve estar escrito, separado, ordenado e distribuído para todos os departamentos responsáveis por cada parte dele. Isso sim é planejamento. Essa é a parte "rígida".

Durante a execução, pode ser que alguma coisa tenha de sofrer modificações, de acordo com a temperatura. Mude. Sem medo. O marketing é feito de testes. Testou, funcionou, continue. Não funcionou, mude.

Lembre-se que todo o planejamento será modificado e redistribuído. Houve flexibilidade, certo? Porém, deve haver a disciplina de refazer e repassar novamente a todos, deixá-los cientes do que mudou, por quê mudou e para quê.

Sem isso, será um grande fiasco.

Agora, olha só. O objetivo é que essas informações te ajudem e, se tiverem ajudado, me deixe saber. Combinado? Comente me contando os resultados que obteve.

Guarde esta publicação nos seus favoritos. Volte e leia quantas vezes forem necessárias até que nenhum desses guruzinhos fraudulentos tenham mais voz no mercado.

Viu como não tem fórmula mágica? É trabalho e o uso da inteligência. Faça valer a expressão "quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho". E não é pela quantidade de trabalho, mas pela inteligência de como se trabalha.Minha dica final, por hora.

Conheça o modelo AIDA: Atenção, Desejo, Interesse, Ação. Se não conhecer o modelo básico do marketing, como espera entender suas variações? Comece do começo, da raiz. É assim que aprendemos.

Por acaso você aprendeu a escrever antes de aprender a falar?

Como suponho que a resposta seja não, posso supor também que o seu nível de consciência sobre o que é marketing mudou desde o começo da leitura até aqui.

E este foi o meu objetivo.



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Roberto Pereira
Roberto Pereira
Roberto Pereira é Designer Gráfico desde 1991. Consultor Publicitário e em Marketing Digital, Desenvolvedor Web, Especialista SEO e SEM e Gestor/Analista de Mídias Sociais. Atua desde 1996 no segmento web. É apaixonado em técnicas de SEO e no Wordpress desde 2007. Reside e trabalha (Home Office) na zona rural de Hidrolândia, Goiás, desde 2014. É contemplador da natureza, vegetariano por opção e ávido por conhecimento. :)

2 Comments

  1. Milena disse:

    Ótimo texto! Se tem uma coisa que não suporto mais ver internet afora são os anúncios de cursos 100% online 100% gratuito! Todos já sabemos que a seguir vem uma enxurrada de mentiras e depois um oferecimento para uma oferta imperdível de um curso pago.
    Esses filhotes de Érico Rocha já encheram o saco.
    Falou tudo!!
    Sempre houve e sempre haverá melhores formas de vender seu trabalho na internet…

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