DESENVOLVIMENTO DE SITES

O desenvolvimento de sites não é uma tarefa tão simples quanto parece. Você pode criar um site apenas para que sua empresa exista na internet, gerando assim maior credibilidade e algum posicionamento em buscas (mesmo que praticamente nulo). Mas isso não é suficiente.

Há quem diga que ter um site, mesmo que não seja "perfeito", irá ajudar com que ele apareça nas buscas. Eu discordo veementemente. Para que seu site posicione de fato - principalmente na primeira página do Google ou qualquer outro sistema de buscas, é preciso um trabalho de otimização (SEO) detalhista, minucioso.

Ter um "site perfeito" significa um investimento à altura. Também envolve ter toda informação relativa ao seu negócio, criar uma estrutura de atendimento online e contratar alguém que o faça, conectar um ótimo CRM (Gerenciamento de Relação com o Cliente - do inglês, Customer Relationship Management) ou construir um próprio, controlar seu estoque físico e online (no caso de produtos), dentre outros.

Ter um blog com conteúdo de qualidade ajuda que seu site posicione nas buscas orgânicas e gere um bom pagerank . Isso depende de pesquisa, ótima redação de texto, no mínimo um bom português, imagens de qualidade com tamanho correto de acordo com as configurações de seu site ou do tema que está usando e o crucial, que o conteúdo seja coerente com o que sua empresa oferece.

É claro que todos querem um ótimo site ou perfeito com custo mínimo, bem baratinho. Você acredita que isso faz parte da realidade? PÉMMMMM!!! Errado.

Se você pensa que um bom site é caro, espere pra ver o quanto vai te custar um site ruim.

Quando for investir em um site, faça um que realmente representará a imagem de sua empresa e tenha qualidade visual, de conteúdo e manutenção constante. É um investimento no crescimento do seu negócio. Então faça para ter resultados. Sugiro que leia "Por que o Wordpress?".

Tenha em mente que você - além do profissional ou agência que contratar,  também precisa dedicar tempo para dar as informações necessárias ao desenvolvimento. Não basta dizer 'quero um site assim'. Você precisará munir o desenvolvedor com todo o material que dará vida à sua empresa na web.

As fotos de produtos devem ser preferencialmente originais. Contrate um bom fotógrafo(a). As pessoas querem ver o que você oferece.

Como fazer um mapa para o seu site?

Para fazer o mapeamento do seu site, você pode usar até mesmo o bom e velho Microsoft Word, papel e caneta ou algum programa de Mapas Mentais, como o Xmind (é o que eu uso).

O Word tem uma ferramenta com organograma. Acesse na aba superior: Inserir › SmarArt › Organograma.

Não é preciso ser um expert. Cada serviço ou produto é uma página diferente. No caso de serviços você pode agrupar todos os serviços em uma única página e destinar os links para as individuais ou não.

Por que fazer um mapa do meu site antes?

Isso vai te ajudar a ter uma ideia mais concisa e a realidade do que está desenvolvendo. Algumas pessoas pensam que conseguem resumir tudo em um site pequeno e bastará - por hora -, somente para estarem presentes na internet e ter para onde direcionar as publicações de suas mídias sociais. Continuo dizendo que "isso está errado".

É claro que, dependendo de sua área de negócios, as mídias sociais são importantes e você também precisará avaliar quais trarão maior visibilidade de sua marca e principalmente, poderão ampliar sua lucratividade.

Porém, o marketing digital requer o uso de um conjunto de ferramentas. Apenas as mídias sociais ou site limitam as possibilidades de seu crescimento. Lembre-se que para essa avaliação é importante contratar um profissional.

O que é indispensável para ter um website?

Você precisa ser realista com os custos para se ter um bom site. Além da contratação de uma agência ou desenvolvedor, é preciso contratar indispensavelmente:

 Registrar seu domínio;

 Servidor de Hospedagem ;

 Certificado de Segurança SSL;

Ip dedicado para SSL ;

Além disso, você deve verificar as aplicações que deseja utilizar em seu site. Se deseja uma área de clientes/membros ou que tenha dados minuciosos e que tipo de dados deseja (CRM), se vai vender produtos em seu site (dependendo do caso é melhor desenvolver um e-commerce), se quer suas mídias sociais integradas, etc.

E é por isso que deve criar o mapa de seu site. Como fazer? Comece pela Consultoria. Você economizará tempo e dinheiro, além de poupar-lhe de muita dor de cabeça.


Próxima página: Loja Virtual (e-Commerce).




CRIAR SITES NÃO É APENAS AMONTOAR INFORMAÇÕES.

Um site bem construído com coerência e qualidade visual
trará os resultados necessários para o crescimento contínuo de seu negócio.



Precisa de um orçamento personalizado para Website ou Loja Virtual?