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MARCA E IDENTIDADE VISUAL

A criação de marca e identidade visual é um processo que exige criatividade, pesquisa e análise de mercado.

Em primeiro lugar, a criação de marca e identidade visual tem processos sutis que precisam ser acompanhados fielmente. De acordo com o Guia de Identidade Visual e Naming, da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), através do Comitê de Branding, expõe de forma muito pertinente que "A mandala da Marca eficaz como rede significante" tem o seguinte gráfico piramidal:

Diz ainda que:

A Marca eficaz é o conjunto de signos e representações, organizadas em rede significante, que identifica um produto / serviço / empresa ou entidade, diferenciado-o de seus concorrentes ou similares. Quando eficaz, é capaz de determinar a preferência dos consumidores e/ou admiração dos interlocutores da Marca.

Guia de Identidade Visual e Naming / ABA - Associação Brasileira de Anunciantes

Desta forma, a construção de uma marca não se resume a um emaranhado de símbolos ou tipos sem conexão com o que representa a ideia de sua empresa. A expressão maior da marca pode ser mensurada com o resultado "Preferência + Admiração" na relação com o público.

Ainda de acordo com o Guia da ABA:

A Marca é um núcleo – concentração de energia simbólica: irradia suas expressões – sequência: identidade/comunicação/ experiência. A base é a estratégia da Marca – seus fundamentos.
Na interface com os públicos, acontecem as experiências da Marca. Como resultado dessa somatória, produz-se a reputação da Marca. Se eficaz, gera resultados tangíveis e intangíveis.

Você pode querer ler: Larga de Ser Mão de Vaca.

Mas já tenho a ideia da minha marca, só quero que faça a "arte"!

Este é um dos maiores enganos de quem está montando um negócio. Ao dizer isso, o empreendedor está menosprezando aquilo que ele mesmo está investindo. Se você não quer investir na marca que dará vida ao seu negócio, espera mesmo que o cliente irá valorizar sua empresa?

Podemos dizer que um dos fatores que faz com que a grande maioria das empresas não sobrevivam a mais de 02 anos de funcionamento é já entrar no mercado com o velho pensamento de que investir na construção de sua marca é um gasto desnecessário.

Mesmo que tenha anos de conhecimento em sua área, vai precisar de profissionais especializados em cada área desde o design ao marketing para sua marca ser verdadeiramente reconhecida no mercado. "Só fazer a arte" da sua marca é o mesmo que contratar um lenhador para pilotar um ônibus espacial.

Entenda com isso, que o lenhador é especialista em sua área e o piloto espacial na dele. E não há demérito algum nisso. São apenas duas áreas completamente distintas. Finalizar arte para impressão e criar uma marca e identidade visual do seu negócio, a tipografia ideal de acordo com análise e pesquisa, as peças impressas e digitais que dão vida aos seus produtos/serviços nas ruas e na internet são tarefa que requer investimento a altura.

Isso se você deseja mais que sobreviver no mercado atual. Mais uma vez volto a dizer a palavra mágica: Consultoria.

Além disso, você pode canalizar seus recursos de forma planejada, escalonada até que sua estratégia de marca esteja consolidada. A consultoria torna isso realidade e evita que você injete investimento em materiais impressos desnecessários ou ferramentas digitais improdutivas para cada instância do projeto, economizando recursos importantes que devem ser resguardados para as ações mais eficazes no momento certo.

Se você quer saber um pouco mais sobre o que estou dizendo com isso, leia A Marca Born Soluções Web e O jeito Born.


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