OTIMIZAÇÃO SEO

Otimização para mecanismos de busca / Search Engine Optimization

A Otimização SEO ou Otimização para Mecanismos de Busca, termo advindo do inglês, Search Engine Optimization, consiste em ajustar o conteúdo de seu site ou loja virtual para os mecanismos de busca, como o Google, Bing, Yahoo, Yandex, DuckDuckGo, Alexa, Dmoz.org e outras centenas de mecanismos que fazem a varredura por conteúdo na web, indexando para que apareçam no resultados de buscas.

Todos estes sistemas estão interligados e alimentam também os principais citados. Vale lembrar que há diferença no algorítimo de cada um deles, fazendo com as buscas sejam mais refinadas ou não. Existem ainda as opções avançadas de busca, que você pode utilizar com detalhes específicos disponíveis na ferramenta escolhida para realizá-la.

 

Técnicas de otimização que devem analisadas com cuidado

Um ponto importante a salientar é que existem técnicas chamadas White Hat, Gray Hat e Black Hat. Muita das chamadas Gray Hat não são consideradas ilegais ou anti-éticas. Isso por que ainda estão em análise pelos buscadores e sistemas internacionais de gestão da internet.

Muitas técnicas de Otimização SEO gray hat do passado passaram a ser consideradas white hat e outras black hat. Devido a isso é preciso monitoramento e revisão constante do conteúdo, das técnicas e dos alertas emitidos nas plataformas de otimização, como o Google Search, Bing Search e Yandex Search.

Dois dos mais importantes sistemas de otimização e que qualificam seu conteúdo para ranking em todos os buscadores são o Alexa (que é pago) e o Dmoz. Este último possui um sistema de cadastro mais complexo, totalmente manual. É muito seletivo e tem por costume ocorrer a categorização e verificação do conteúdo do seu site também feitas manualmente pela equipe do órgão (por isso não é tão rápido). Ter seu site indexado no Dmoz significa qualidade de conteúdo e bom posicionamento. Porém, não exija o cadastro nele a aventureiros, pois isso poderá levar a rejeição do cadastro e tornar mais demorada inclusão nele.

Quanto as chamadas black hats, o cuidado é ainda maior. Caso o algorítimo de um mecanismo de buscas identifique estas técnicas no conteúdo de seu site, poderá gerar a suspensão temporária ou permanente. Caso seu domínio não apareça num determinado sistema de buscas ou em nenhum é um sinal de alerta. Você deverá entrar em contato com cada um deles e solicitar as razões da suspensão ou banimento, realizando os procedimentos para retornar seu conteúdo. Também poderá ser solicitado que você revise ou refaça toda a otimização antes que o domínio seja auditado para liberação.

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Como aparecer no topo do Google?

O foco da otimização SEO é que seu domínio alcance relevância pela qualidade do conteúdo e posicione bem nas primeiras ou na primeira página dos buscadores. Como no Brasil o principal mecanismo de busca utilizado é o Google, diversas empresas e profissionais vendem o SEO como "chegue ao topo do Google".

Para que isso aconteça ter conteúdo original e de qualidade é imprescindível. Em tempos de tanta diversidade de informações prontas disponíveis na internet isso não é tarefa fácil. E com o copia e cola tão na moda a tarefa é ainda mais desafiadora.

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Contudo, não há nenhum empecilho para que você dê a personalidade de sua empresa à este conteúdo. É claro que existem diversas empresas vendendo o mesmo serviço ou produto que você. Porém, suas ideias e conceito, atendimento, condições de pagamento, entrega, promoções, são o que fazem sua empresa tão única quanto você.

Minha empresa no topo do Google em 15 dias?

Eu compreendo que todos querem resultados meteóricos e que ao mesmo tempo perdurem. Isso é possível? Francamente, não. Como dito anteriormente, utilizando técnicas que burlam os Crawlers  dos buscadores e posicionam seu domínio mais rápido é sim possível.

O preço por este tipo de serviço pode ser até viável financeiramente, mas os resultados futuros não. Mas caso não se importe em ter seu domínio bloqueado pelos algorítimos de busca e ter de refazer todo o trabalho futuramente - caso busque apenas resultados imediatos -, tudo bem.

Você com certeza irá se deparar com ofertas neste sentido. Todavia, é recomendável que você zele do nome e imagem de sua empresa ou negócio, fazendo com que as técnicas aplicadas sejam duradouras.

É barato fazer da forma correta? Não. É garantido? Se o trabalho for contínuo e profissional, Sim.

Seu domínio estará sempre bem posicionado e assim os resultados a longo prazo lhe trarão a recompensa pelo investimento ao ponto de ter um ROI (Retorno Sobre Investimento) altamente satisfatório.

O que preciso saber sobre o conteúdo?

 Ideias coerentes;

 Português correto;

Imagens de alta qualidade;

Atualizações frequentes;

Isso é o básico do básico. Se pretende ter resultados expressivos, demandará tempo de pesquisa, ótima redação de texto, design arrojado, conhecimento e percepção de mercado. Ou seja, um profissional que esteja comprometido em zelar pelo bom nome de sua empresa e dele próprio.

Diferenças que podem fazer do seu projeto um sucesso ou afundar sua imagem online. Quer ver as diferenças que você encontrará na Born Soluções Web? Clique aqui.


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