Fundamentos do Marketing Digital: obtenha o site certo | Livro em PDF

Fundamentos do Marketing Digital: obtenha o site certo

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Compreenda o marketing digital e suas ferramentas

O ebook que você precisava para entender de vez o Marketing Digital.

Você já deve ter visto muito conteúdo sobre o marketing digital pairando pela web, isso é certo.

Entretanto, um livro em PDF como Fundamentos do Marketing Digital:obtenha o site certo, é possível dizer sem medo de errar, que até o momento não estava disponível. Prático, direto, sem fantasias ou mágicas de guru de internet.

Procurei expor neste livro, minha experiência com o web marketing num contexto mais amplo, incluindo alguns passo-a-passos úteis, que tornarão o seu aprendizado objetivo.

O ambiente de vaidade criado na web é tentador para enaltecer o ego, esquecendo-se do que realmente é a parte mais importante em relação às empresas, as pessoas.

Uma empresa, não importa o seu tamanho, se tem o seu escritório em casa como a minha há bem mais de 20 anos, se é uma loja do bairro ou uma franquia num grande shopping, é composta por pessoas.

O marketing visa o planejamento de ações eficazes para promover não somente a marca, mas os processos de vendas através de campanhas publicitárias que retornem em conversões essas ações. Ou seja, dinheiro em caixa.

São abordados os princípios das estratégias de SEO, email marketing, anúncios online, LGPD, como um ecossistema integrado.


LANÇAMENTO


eBook

Fundamentos do Marketing Digital: obtenha o site certo


Um Guia do Iniciante com passo-a-passos objetivos para empreendedores e profissionais planejarem o Marketing Digital com as melhores práticas e obter resultados relevantes.


Por que ter um site é tão importante

Nos últimos anos, criou-se no Brasil um ilusão perigosa em relação às mídias sociais, que compromete a estrutura do marketing tanto quanto a estabilidade de muitos negócios.

Foca-se tanto em ter seguidores em mídias sociais e esquece-se de que essas plataformas são também empresas que possuem donos, com ênfase na venda de espaços publicitários.

A famosa “conta gratuita” não é tão gratuita assim, o que nos leva a outro embate que tem sido muito articulado sobre o poder da internet nos dias atuais, a liberdade de expressão.

Em geral, estima-se que mais de 80% dos usuários não leem as Políticas de Privacidade, os Termos de Uso ou, no caso de empreendedores e empresas, as Políticas de Publicidade das plataformas.

É possível que, atendando-se de que estão fornecendo gratuitamente o ativo mais valioso do mercado mundial atual, que supera o petróleo em valor de ativo financeiro, os dados de comportamento e de navegação na web dão a estas empresas “digitais” um poder além da compreensão que nós, meros mortais, temos em relação a riqueza gerada por essas informações.

O seu site também é um ambiente locado a partir de um servidor de hospedagem web. Contudo, este “prédio alugado” é mais seguro do que propriamente aquele imóvel que você aluga. A empresa de hospedagem não chega para você e ‘pede o imóvel de volta’, seja porque o vendeu ou qualquer outra razão.

Você sabe quanto custaria pagar pelo espaço de armazenamento de uma mídia social?

O web marketing, popularmente chamado de marketing digital, trouxe a possibilidade de que uma micro empresa numa cidade longínqua do interior do Brasil possa vender produtos físicos ou serviços online para qualquer lugar do planeta.

Desde que ela possua a logística e as ferramentas necessárias, tudo é possível.

Nós temos atualmente empresas de hospedagem web que fornecem desde planos para negócios iniciantes, com demanda limitada de acessos com valores a partir de pouco mais de R$10 a servidores dedicados robustos por 2, 3 mil mensais.

Caso você não saiba, é possível montar o seu próprio “data center”, o que geraria um investimento entre o link dedicado de internet; equipes de programação, segurança da informação e TI; e equipamentos, na ordem inicial de 50 a 300 mil reais, ou mais.

Digamos que uma mídia social te cobrasse o mesmo valor que uma hospedagem internacional, com um VPS (Virtual Private Server) exclusivo para armazenamento, que é um Servidor Virtual Privado, seriam cerca de seis dólares ($6) mensais por 300Gb de espaço.

Caso uma dessas empresas de mídia social te cobre pelo armazenamento, que no caso é ilimitado, seria um valor muito superior ou com planos escaláveis. Isso geraria uma relação de consumo, passível da legislação vigente no país de atuação, assim como das vigentes em seu próprio país.

Entendeu a razão disso não ser interessante para elas?

Como, supostamente, não há relação de consumo, apesar de já haverem tido pareceres contrários a este pensamento em alguns casos pela justiça, aparentemente elas estão de “dando de graça este espaço”.

Só que não é bem assim.

Pela quantidade de dados, preferências e interesses coletados, dado o valor monetário que eles possuem, nós é quem deveríamos cobrar para estar presentes nessas plataformas. Pelo menos, é assim que eu penso.

 

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Etapas do Marketing Digital

O marketing digital é composto de dezenas de etapas que precisam ser integradas através um planejamento de ações. Não basta apenas contratar a criação de site ou ecommerce com um programador e a ‘mágica’ acontece.

É por isso que além de ter o seu Plano de Negócios, dentro dele há o Planejamento de Marketing.

Sendo assim, é nele que você equaciona todos os investimentos necessários, faz a sua planilha orçamentária e direciona para um profissional ou uma equipe de profissionais, como uma agência de marketing ou agência de publicidade.


O que você encontrará no livro

No livro Fundamentos do Marketing Digital: obtendo o site certo, você encontrará um guia com orientações claras e diversas opções para tomar decisões acertadas sobre as campanhas de promoção de seu negócio.

Eu o nomeei como um Guia do Iniciante, que pode ser útil tanto para empreendedores e profissionais que estão começando como para estudantes.

São muitos exemplos e passo-a-passos de como montar campanhas no Google Ads, Facebook Ads, de Email Marketing, SEO, diversas plataformas de anúncios e até sugestões de quando escolher desenvolver o seu site com programação nativa ou usar um CMS como o Wordpress, que este último eu recomendo para quase 90% dos casos.

As vantagens são inúmeras e há não limitações do que você criar ou de quanto é possível escalar. Se você já ouviu dizer que o “Wordpress é limitado”, delete essa informação da sua cabeça.

Diga que ele é limitado para a Nasa, Coca-Cola, USP, Sony Music, até mesmo para o Facebook.


Afinal, para que servem as mídias sociais?

Como veículo de atenção e direcionamento no marketing digital elas são de fato ótimas. Se a intenção é se fazer ser notado, que as pessoas saibam que a sua empresa existe, elas são uma opção viável.

Só que elas não são um veículo de intenção. Quando dizemos intenção, significa aquelas pessoas que estão procurando algo que represente: desejo, necessidade, vontade ou interesse.

Como objeto de atenção diário, constantemente na palma das mãos, podemos atingir a intenção através das técnicas do marketing digital.

Se a pessoa tem uma destas percepções visualmente diante de si, ela poderá optar por seu desejo de adquirir algo, em razão do “eu posso, quero, portanto faço por ter as condições necessárias”; tenho a necessidade e essa é uma oportunidade razoável dentro dos custos que pretendo; tenho vontade de fazer, adquirir, contratar; tenho interesse e é um bom momento para estudar a possibilidade.

Entendeu como é possível fazer com que um veículo de atenção se torne objeto de ação pela intenção do espectador?

Identificar uma dor que exista no mercado, encontrar o público que a possua, convertê-lo em prospecto (lead) até que se torne um cliente, não é tarefa fácil. Isso é alcançado através da técnica e do ativo que não perdoa ninguém, o tempo.

Quando você tem orientação objetiva, esse caminho fica menos angustiante.


Enfim, se você deseja conhecer os passos práticos para fazer isso acontecer, esse é o momento ideal.

Fundamentos do Marketing Digital: obtendo o site certo, é mais que um livro em formato digital, é um manual de boas práticas que você pode ter sempre à mão.


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Roberto Pereira
Roberto Pereira
Roberto Pereira é Designer Gráfico desde 1991. Consultor Publicitário e em Marketing Digital, Desenvolvedor Web, Especialista SEO e SEM e Gestor/Analista de Mídias Sociais. Atua desde 1996 no segmento web. É apaixonado em técnicas de SEO e no Wordpress desde 2007. Reside e trabalha (Home Office) na zona rural de Hidrolândia, Goiás, desde 2014. É contemplador da natureza, vegetariano por opção e ávido por conhecimento. :)

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